terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Crise Prisional no Amazonas




Então a culpa é de quem???

Onze dias depois da pior rebelião da capital amazonense, o clima de insegurança e incerteza continua. O maior massacre da história prisional do Estado já fez 64 vítimas. 56 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, 4 na Unidade Prisional do Puraquequara, e 4 na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.  Atualmente a população carcerária do Amazonas é de 7.534, um excedente de 3.899 presos.  
A situação parece não ter controle e, por conta disso, hoje, chegaram a Manaus cerca de 100 homens da Força de Segurança Nacional e uma equipe de 10 agentes do Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça para o Amazonas. Eles farão um diagnóstico nas penitenciárias do estado. Também farão o treinamento de agentes penitenciários. No  caso daqueles que são servidores do Estado, os cursos serão bancados pelo Governo Federal.  E no caso dos agentes terceirizados, haverá ressarcimento das empresas que os contrataram.
Enquanto a Força Nacional chega, a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma reclamação com pedido de liminar para que o Governo do Estado do Amazonas cumpra as decisões do próprio Supremo, que é a garantia dos direitos dos presos como a progressão das penas e aplicação do regime domiciliar quando houver falta de vagas em estabelecimentos adequados. Mas e como fica a população nas ruas?

Insegurança nas ruas da capital

Nas ruas de Manaus, apesar de todo anuncio de reforço policial, a população sente-se insegura, afinal de contas são 184 presos foragidos, e apenas 70 recapturados. E para piorar a situação, pessoas mal-intencionadas divulgam notícias falsas nas redes sociais e tentam levar terror para a população.

Foi o que aconteceu na última sexta-feira, em que se espalhou a notícia de arrastões no centro da capital. Vários foram os relatos, mas não houve registro de nenhuma imagem. Isso também colaborou para que batedores de carteiras e bandidos que permanecem no local, tirassem proveito da situação.